Cartão do Cidadão: Cadastro e Consulta ao FGTS

O Cartão do Cidadão é um documento magnético, emitido pela Caixa Econômica Federal, que permite que você possa ter acesso aos diversos benefícios que o Governo Federal é responsável em repassar a todos os trabalhadores brasileiros. Com ele você tem acesso aos serviços dos seus benefícios sociais e trabalhistas, em qualquer agência da CAIXA, com facilidade.

Todo cidadão tem direito a um cartão. A emissão e validação deste cartão é realizada pela própria Caixa Econômica, já que é ela que gerencia a maior parte das transações de transferência de valores e benefícios sociais.

Emitir o cartão do cidadão é muito simples. Neste artigo iremos apresentar alguns passos importantes para que você possa passar a usufruir deste benefício.

Verifique se você tem direito a um Cartão do Cidadão

Para saber se você tem direito a receber o cartão do cidadão, você deve verificar se possui:

  • FGTS provisionado;
  • rendimentos do PIS;
  • abono salarial;
  • ou ainda estar recebendo parcelas do seguro-desemprego.

A vantagem de contar com o cartão do cidadão é que você poderá consultar com agilidade e segurança as informações de todos esses benefícios trabalhistas.

Solicite o seu Cartão do Cidadão

É muito simples fazer a solicitação do seu cartão. Basta entrar em contato pelo telefone 0800-726-0207, ou ir a uma agência da CAIXA da sua cidade. Você deverá estar com o número do seu PIS – informado no início da sua carteira de trabalho – em mãos, além de apresentar a seguinte documentação:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Habilitação – modelo novo;
  • CTPS;
  • Certidão Civil.

Após realizado o cadastro, você deverá receber num prazo médio de 15 dias úteis o seu cartão em casa. Você também irá receber uma senha que irá permitir que utilize o documento para receber o pagamento de todos os seus benefícios.

Será necessário o desbloqueio do cartão. E para isso, você deverá entrar em contato novamente no atendimento gratuito da Caixa Econômica 0800 726 0207 e ao ouvir a gravação telefônica, escolher a opção “desbloqueio do Cartão do Cidadão”.

Você deverá confirmar algumas informações pessoais para ter o seu documento validado. Para utilizar o seu cartão você ainda precisará aguardar 24 horas.

Saiba como cadastrar a senha do FGTS com os dados do cartão.

Operações que podem ser feitas com o seu Cartão do Cidadão

Conforme comentado anteriormente, o Cartão do Cidadão permite que você realize consultas e saques aos seus benefícios trabalhistas. De uma forma ágil e prática, você tem acesso a tudo o que precisar, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal presente em todo o território brasileiro, ou até pela internet.

Consultar saldo

O cartão te dá a facilidade de acessar de maneira rápida e segura o seu saldo de FGTS. Também é possível consultar quando irá receber o seu próximo pagamento do PIS.

É importante salientar que utilizar o cartão agiliza o seu acesso a essas informações em qualquer autoatendimento das agências bancárias da CAIXA.

Receber pagamentos

Com o Cartão do Cidadão você poderá sacar o valor referente ao Bolsa Família, por exemplo. Por ser muito fácil de utilizar, ele beneficia aqueles que contam com saldo de FGTS, Seguro Desemprego, PIS e Abono Salarial.

Para retirar o dinheiro, o cidadão não precisa ir exatamente a uma agência bancária. Para agilizar o processo, os saques podem ser feitos em unidades lotéricas, agências da CAIXA, correspondente Caixa Aqui, e inclusive no autoatendimento do próprio Banco. Basta o usuário utilizar o cartão e a senha cadastrada, e a retirada do dinheiro é feita na mesma hora.

Enfim, as operações que você poderá realizar com o seu Cartão do Cidadão são:

  • Consulta de saldo e extrato da conta FGTS;
  • Saque da conta FGTS, até o limite de R$3.000,00;
  • Consulta de saldo do PIS;
  • Recebimento de benefícios como Bolsa Família, abono salarial, rendimentos do PIS e Seguro-Desemprego.

Solicitar 2ª via do cartão

Em caso de roubo, furto ou perda do seu Cartão do Cidadão, você deverá fazer a solicitação de uma segunda via do documento. Para isso é necessário que você compareça a uma agência da Caixa Econômica, ou entre em contato por telefone 0800-726-0207. Lembre-se de ter em mãos os seus documentos, como CPF, RG e número do seu NIS/PIS.

Você irá receber novamente o cartão em sua casa, ou agência próxima. O processo de cadastro de nova senha deverá ser feito novamente.

Mais informações acesse a página da Caixa.

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