FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Você sabe o que é e como funciona o FGTS? A grande maioria dos trabalhadores no Brasil, paga o Fundo de Garantia todos os meses, mas não tem conhecimento de sua finalidade. Devido a importância deste recurso para o cidadão, vamos tratar aqui no blog sobre os principais assuntos relacionados ao FGTS, como verificar os pagamentos feitos, consulta de extrato do fundo, calculo de rendimento, informações sobre saque e muito mais.

O que é?

A sigla FGTS, significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Este fundo foi criado pelo Governo Federal setembro de 1966, com o intuito de fornecer alguns benefícios para o trabalhador e, protegê-lo quando o mesmo é demitido sem justa causa, quando existe a oportunidade de se adquirir casa própria, em casos de doenças graves e em outras situações especiais previstas em lei.

Quando o trabalhador é acometido de algumas das situações descritas acima, o mesmo poderá fazer a retirada de todo seu saldo existente no Fundo de Garantia, de forma que possa auxiliá-lo na quitação e outros pagamentos de acordo com suas necessidades.

Como funciona?

Quando o cidadão é admitido na empresa, inicia-se um contrato de trabalho com o empregador. A partir da assinatura do contrato e entrada da documentação, uma conta na Caixa Econômica Federal é criada é criada automaticamente para o trabalhador.

Nesta conta vinculada ao trabalhador, serão depositados os pagamentos do FGTS, que devem ser realizados obrigatoriamente pelo empregador, através do setor ou departamento responsável pelo gerenciamento pessoal da empresa.

Este pagamento tem valor correspondente a 8% do salário do trabalhador, e deve ser depositado na conta do empregado até o dia 07 de cada mês. É importante destacar, que este valor não pode ser descontado do salário do trabalhador, o empregador ou tomador de serviços é quem deve ficar responsável por efetuar os depósitos sem desconto algum de seu funcionário.

A soma de todos estes depósitos na conta do trabalhador, ao longo de todos os anos de sua carreira como empregado, é que se constitui o FGTS, ou Fundo de Garantia do trabalho.

de carteira assinada, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)